sábado, 31 de maio de 2008

Programação da Mostra Itinerante

A exibição dos filmes, em todas as cidades,
teve início às 19 horas e 30 minutos.

DIAMANTINA:
6 de junho, Praça Dr. Prado [Centro]
Curtas – O Curupira, Vida Maria, Rapsódia para um Homem Comum
Longa – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
7 de junho, Praça Dr. Prado [Centro]
Curtas – Matinta Perera, Minhocas, Galinha ao Molho Pardo
Longa – A Grande Família, o Filme

GUANHÃES:
10 de junho, Av. Alberto Caldeira [ao lado do Mercado Municipal]
Curtas – O Curupira, Vida Maria, Rapsódia para um Homem Comum
Longa – O Caminho das Nuvens
11 de junho, Av. Alberto Caldeira [ao lado do Mercado Municipal]
Curtas – Matinta Perera, Minhocas, Galinha ao Molho Pardo
Longa – A Grande Família, o Filme

GALILÉIA:
13 de junho, Praça São Pedro
Curtas – O Curupira, Vida Maria, Rapsódia para um Homem Comum

Longa – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
14 de junho, Praça São Pedro

Curtas – Matinta Perera, Minhocas, Galinha ao Molho Pardo
Longa – A Grande Família, o Filme


CORONEL FABRICIANO:
20 de junho, Rua Vereador Célio Valadares [Caladinho]
Curtas – O Curupira, Vida Maria, Rapsódia para um Homem Comum
Longa – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
21 de junho, Praça da Bíblia [Melo Viana]
Curtas – Matinta Perera, Minhocas, Galinha ao Molho Pardo
Longa – A Grande Família, o Filme

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

(Brasil-SP, 106 min, drama, cor, 35mm, 2006)

Direção: Cao Hamburger.
Elenco: Caio Blat, Simone Spoladore, Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Eduardo Moreira, Liliana Castro, Rodrigo dos Santos e participação especial de Paulo Autran.

Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade: o Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

Produção: Caio Gullane, Cao Hamburger e Fabiano Gullane. Co-Produção: Daniel Filho e Fernando Meireles. Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger. Fotografia: Adriano Goldman. Montagem: Daniel Rezende. Direção de Arte: Cássio Amarante. Trilha Sonora: Beto Villares. Figurino: Cristina Camargo.

Visite o site oficial do filme.

O Caminho das Nuvens

(Brasil-RJ, 87 min, drama, cor, 35mm, som dolby, 2003)

Direção: Vicente Amorim.
Elenco: Wagner Moura, Cláudia Abreu, Ravi Lacerda, Felipe Newton, Sidney Magal, Carol Castro.

Romão, um caminhoneiro desempregado decide enfrentar a estrada em busca de um salário de mil reais por mês para prover uma vida digna à família. Para realizar seu sonho, parte de bicicleta da Paraíba, acompanhado da mulher Rose e seus cinco filhos, e atravessa cinco estados do Brasil até chegar ao Rio de Janeiro (cerca de 3.200 km).

Produção: Bruno Barreto e Ângelo Gastal. Produtor Associado: Daniel Filho. Roteiro: David França Mendes. Fotografia: Gustavo Hadba. Montagem: Pedro Amorim. Direção de Arte: Jean-Louis Leblanc. Música: André Abujamra. Figurino: Cristina Kangussu.

Visite o site oficial do filme.

A Grande Família, o Filme

(Brasil-RJ, 104 min, comédia, cor, 35mm, 2007)

Direção: Maurício Farias.
Elenco: Marco Nanini, Marieta Severo, Lúcio Mauro Filho, Guta Stresser, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão, Tonico Pereira, Marcos Oliveira, Paulo Betti e Dira Paes.

Após o enterro de um colega de trabalho, Lineu passa mal e sai do médico convicto de que seus dias estão contados. Deprimido e agindo de forma estranha, o patriarca deixa sua grande família em polvorosa. Nenê tenta provocá-lo dando trela para um ex-namorado que o passado bota em seu caminho, enquanto Mendonça tenta animá-lo, envolvendo-o com Marina, uma jovem funcionária. Ninguém escapa da confusão.

Produção: Eduardo Figueira. Produtor Associado: Guel Arraes. Roteiro: Guel Arraes e Cláudio Paiva. Fotografia: José Guerra. Direção de Arte: Marcos Flaksman. Trilha Sonora: Branco Mello. Figurino: Cau Albuquerque.

Visite o site oficial do filme

Garoto Cósmico

(Brasil-SP, 75 min, animação, cor, 35mm, som dolby, 2007)

Direção: Alê Abreu
Elenco (vozes): Raul Cortez, Vanessa da Mata, Belchior

Três crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas, buscando pontos para uma gincana na escola, perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo. Depois de muita brincadeira e novas experiências, o seu mundo programado envia um representante para resgatá-los.

Visite o site do filme.

A Ilha do Terrível Rapaterra

(Brasil-SP, 80 min, aventura, cor, 35mm, som dolby SDR, 2006)

Direção: Ariane Porto
Elenco: Lima Duarte, Tadeu Mello, Augusto Pompeu, Arlete Salles e outros

Um grupo de crianças, com ajuda do Macaco-Prego (Augusto Pompeu) e do Guaiá (Tadeu Mello), um homem caranguejo, enfrenta o Terrível Rapaterra (Lima Duarte) para salvar Dona Tude (Arlete Salles), a maior contadora de histórias do mundo, e a natureza.

Visite o site do filme.

Minhocas

(Brasil-SP, 14 min, animação, cor, 2006)

Direção e Animação: Paolo Conti

Júnior, o filho caçula de uma família de minhocas, para entender o mundo que o cerca, bombardeia seu pai, mãe e avô de perguntas que eles não se sentem preparados para responder. Até que seu pai decide mostrar a ele, na prática, a resposta à questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?

Roteiro e Direção de Fotografia: Paulo de Tarso. Produção Executiva: Animaking. Direção de Produção: Arthur Medeiros. Direção de Arte e Cenografia: Policarpo Graciano. Storyboard: Laurent Cardon e Paolo Conti. Sonorização: Fuego Sonoro.

Clique nas opções sublinhadas para: Assistir o
filme ou ler o parecer pedagógico com sugestões de abordagem em sala de aula.

Visite o site da produtora Animaking

O Curupira

(Brasil-RJ, 11 min, animação, cor, 2003)

Direção: Humberto Avelar
Narração: Matheus Nachtergaele

Numa noite de lua cheia, um caçador, em busca de aventura, desafiava as trevas e os mistérios da floresta com sua espingarda e um ajudante. Eis que são surpreendidos por uma criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás. Trata-se do Curupira que, segundo a lenda, é o espírito guardião da floresta.

Produção: Patricia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Direção de Arte e Cenários: André Leão. Layouts: Júlio Erthal. Trilha Sonora, Produção Musical e Desenho Sonoro: Paulo Brandão e Paulo Muylaert.

Clique nas opções sublinhadas para:
Visitar o site da
Série Juro que Vi, da Multirio, assistir o filme ou ler o parecer pedagógico.

Matinta Perera

(Brasil-RJ, 10 min, animação, cor, 2005)

Direção: Humberto Avelar
Narração: Laura Cardoso

Num lugarejo, bem no interior do Brasil, costumava-se ouvir o canto de um pássaro misterioso. As pessoas que tinham medo faziam oferendas para afastar o mal e, com ele, Matinta Perera, um misto de pássaro e bruxa.

Produção: Patricia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Direção de Arte: Sergio Glenes, Paulo Visgueiro. Layouts: Sergio Glenes. Trilha Original: E. Villani-Côrtes, Ed Cortês. Produção e Direção Musical: Ed Cortês.

Clique nas opções sublinhadas para:
Visitar o site da
Série Juro que Vi, da Multirio, assistir o filme ou ler o parecer pedagógico.

Rapsódia para Um Homem Comum

(Brasil-PE, 25 min, ficção, cor, 35mm, 2005)

Direção e Roteiro: Camilo Cavalcante.
Elenco: Cláudio Jaborandy, Magdale Alves, Everaldo Pontes, Jones Melo, Maria Rossiter, Daniela Câmara.

Epaminondas é um funcionário público classe média baixa no início da década de 70. Um homem comum, pai de família, que tem o dia-a-dia cercado por compromissos burocráticos e já não agüenta mais a rotina banal a que está submetido. Nesse contexto, surge um amor incomensurável e obsessivo que muda toda sua perspectiva de vida.

Direção de Produção: Bruno Pontes e Marta Rangel. Direção de arte: Sílvia Macedo e Paulo Pantoja. Produção executiva: Stella Zimmerman. Música original: Sérgio Campelo. Fotografia: Juarez Pavelak. Figurino: Paulo Ricardo da Costa e Andréa Monteiro. Montagem: Daniel Bandeira.

Galinha ao Molho Pardo

(Brasil-MG, 9 min, comédia, cor, Beta SP, 2007)

Direção: Feliciano Machado Coelho
Elenco: Matheus Rodrigues Gonçalves, Aruana Maria da Conceição da Silva, Ana Luisa Alves, Jefferson da Fonseca Coutinho, Almir Lima, Mário César Camargo (narração) e Aggeo Simões (voz do papagaio).

Um menino vive aventuras ao tentar salvar a vida de uma galinha que seria preparada ao molho pardo pela cozinheira para o almoço de domingo. Baseado em conto do livro "O Menino no Espelho", de Fernando Sabino.

Roteiro: Feliciano Coelho e Javier Galindo. Produção executiva: Hélio Martins. Direção de Produção: Alessandro “Torino” Viggili. Coordenação de Produção: Eduardo Lopes. Fotografia: Paulo Polônio. Direção de Arte: Silvana Coelho. Montagem/Edição: Daniel Borges, Marinho Antunes. Trilha Sonora: Estúdio Máquina.

Vida Maria

(Brasil-CE, 8 min, animação, cor, 35mm, dolby 5.1, 2007)

Direção, Computação Gráfica, Roteiro Original, Edição, Vozes: Márcio Ramos.

Maria José, uma menina de cinco anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Produção: Joelma Ramos. Produção Executiva: Isabela Veras. Trilha Sonora: Hérlon Robson. Storyboard e Concepts: Michelângelo Almeida, Roberto Fernandez.

Visite o site oficial do filme.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Programação da Mostra Infantil

Bloco A (duração total: 1h55min)
Dias 26 e 28 às 8 horas e 27 e 29 às 14 horas
Filmes: O Boto (curta); A Ilha do Terrível Rapaterra (longa); Minhocas (curta); Iara (curta).


Bloco B (duração total: 1h48min)
Dias 26 e 28 às 14 horas e 27 e 29 às 8 horas

Filmes: O Curupira (curta); Garoto Cósmico (longa); Galinha ao Molho Pardo (curta); Matinta Perera (curta).

Iara

(Brasil-RJ, 10 min, animação, cor, 2005)

Direção: Sergio Glenes
Narração: José Dumont

Nas margens de um grande e rico rio, no coração do Brasil, o garimpeiro Pedro, desiludido com a ganância de seus colegas, ao refugiar-se num recanto de paz e beleza encontra Iara, a mãe-d'água. Porém, logo o dono do garimpo o alcança.

Clique nas opções sublinhadas para:
Visitar o site da Série Juro que Vi, da Multirio, assistir o filme ou Ler o parecer pedagógico.

O Boto

(Brasil-RJ, 11 min, animação, cor, 2005)

Direção: Humberto Avelar
Narração: Regina Casé

Às margens do rio Amazonas viviam, num barco de pesca, um pescador e sua filha, numa monotonia alterada apenas pelas brincadeiras de um boto cor-de-rosa, até que, numa certa noite, acontece uma divertida e surpreendente revelação...

Clique nas opções sublinhadas para:
Visitar o site da
Série Juro que Vi, da Multirio, assistir o filme ou ler o parecer pedagógico.